UOL

UOL

sábado, 24 de janeiro de 2009

Breve introdução à programação de PICs



Programação de PICs em C


A utilização de C para a programação de microcontroladores com PICs parece uma escolha natural e realmente é.

Atualmente, a maioria dos microcontroladores disponíveis no mercado contam com compiladores de linguagem C para o desenvolvimento de software.

O uso de C permite a construção de programas e aplicações muito mais complexas do que seria viável utilizando apenas o Assembly.

Além disso, o desenvolvimento em C permite uma grande velocidade na criação de novos projetos, devido às facilidades de programação oferecidas pela linguagem e também à sua portabilidade, o que permite adaptar programas de um sistema para outro com o mínimo de esforço.

Outro aspecto favorável da utilização de C é a sua eficiência.

Eficiência no jargão dos compiladores é a medida do grau de inteligência com que o compilador traduz um programa em C para o código de máquina. Quanto menor e mais rápido o código gerado, maior será a eficiência da linguagem e do compilador.

Conforme já dissemos, C, devido a sua proximidade com o hardware e o Assembly, é uma linguagem extremamente eficiente. De fato, C é considerada como a linguagem de alto nível mais eficiente atualmente disponível.

Repare que o aspecto eficiência é realmente muito importante quando tratamos de microcontroladores cujos recursos são tão limitados como nos PICs, afinal, quando dispomos de apenas 512 palavras de memória de programa e 25 bytes de RAM (como no PIC12C508 E 16C54), é imprescindível que se economize memória.

Além disso, a utilização de uma linguagem de alto nível como C permite que o programador preocupe-se mais com a programação de aplicação em si, já que o compilador assume para si tarefas como o controle e localização das variáveis, operações matemáticas e lógicas, verificação de bancos de memória, etc.

Extraído do livro:
Microcontroladores PIC Programação em C
Fábio Pereira
Baseado nos compiladores CCS
Pág 18
Editora Érica


Como pode ser observado na leitura do texto acima, a linguagem C é um diferencial no desenvolvimento de projetos com microcontroladores, portanto, daremos ênfase então primeiramente ao apredizado dessa linguagem antes de partimos para o desenvolvimento de teoria e projetos com microcontroladores PIC.

Thiago F.

Nenhum comentário:

Postar um comentário