UOL

UOL

sábado, 24 de janeiro de 2009

Compiladores, antes de programar!


Escolha de um compilador.


Antes de iniciarmos as aulas de programção em C é necessário saber todas ou pelo menos as etapas necessárias para aprender a programar e as ferramentas necessárias para que isso seja possível.

Para começar a programar de fato é necessário de um compilador.

Um compilador é um programa (ou um grupo de programas) que, a partir de um código escrito em uma linguagem, o código fonte, cria um programa semanticamente equivalente porém escrito em outra linguagem, código objeto.

Um compilador é um dos dois tipos mais gerais de tradutores, sendo que o segundo tipo que a ele deve ser comparado é um interpretador.

Normalmente, o código fonte é escrito em uma linguagem de programação de alto nível, com grande capacidade de abstração, e o código objeto é escrito em uma linguagem de baixo nível, como uma sequência de instruções a ser executada pelo processador.


Extraído de: wikipedia

Na internet é possível encontrar uma gama de compiladores, cabe a você com a experiência escolher o que se adeque melhor às suas necessidades. Por enquanto, eu recomendo dois, ou melhor três, Turbo C, Dev C++ e finalmente o CCS. Você pode encontrar diveros compiladores na internet, dos que eu citei o Turbo C é pago, o Dev c++ é Opensource e o CCS tem uma versão demo.

Qual a diferença básica entre os três?

O que diferencia os três é que o dois primeiros (Turbo C e Dev C++) são voltados para a programação em C, mas, não fornece subsídios para a programação em C voltada para microcontroladores PIC. Também, esses dois compiladores seguem o padrão ANSI enquanto que o CCS não segue, não que seja ruim para um compilador não seguir o padrão ANSI.

Portanto, inicialmente você pode utilizar os compiladores Turbo C e Dev C++ até o momento em que se sinta mais seguro para começar a aprender a linguagem C voltada para microcontroladores, se bem que a diferença não é tão grande.

Thiago F.

Nenhum comentário:

Postar um comentário