UOL

UOL

sábado, 24 de janeiro de 2009

Estrutura básica de um programa em C


AULA 1 - Estrutura básica de um programa em C


Iniciaremos o ensino da linguagem de programação C com um exemplo simples por meio do qual será possível explicar o que um programa em C deve ou não ter.
Observe que as linha estão numeradas: 00, 01, 02 etc. Esses números não fazem parte do progama, mas, estão aí apenas para que seja possível referenciar algo que necessite de comentários na nossa aula.

00
01 #include
02
03 /* Um Primeiro Programa */
04
05 int main ()
06 {
08 printf ("Primeiro Programa!\n");
09 return(0);
10 }
11

Vejamos então o que cada linha significa.

Linha 01: #include
Esta linha informa ao conpilador para incluir o arquivo stdio.h, chamado de arquivo-cabeçalho. Cada arquivo-cabeçalho contém variáveis, tipos, símbolos e funções que podem ser utilizadas pelo programador para realizar uma ação, no caso do stdio.h ele contém funções de entrada e saída pradronizadas de dados, daí seu nome stdio = standard input output. Funções como "printf" (imprime dados na tela), "scanf" (recebe dados através do teclado) estão no arquivo "stdio.h".

Linha 03: /* Um Primeiro Programa */

Essa linha mostra como você pode comentar o seu programa a fim de torná-lo mais fácil de entender. Você pode utilizar tanto /*comentários*/, como também duas barras: //comentários.
A diferença básica entre os dois, é que, ao usar /*comentários*/ você pode escrever ilimitadamente dentro das barras com asterisco enquanto que ao usar as duas barras consecutivas, //comentários, os comentários se restringem à linha onde estão as barras, ou seja, caso queira escrever na linha seguinte deve-se incluir novamente as barras consecutivas na linha seguinte.

Exemplo:

/* Este é um exemplo de comentário utilizando este modelo de comentários. Tudo que está entre as barras e os asteriscos é ignorado pelo compilador . */

Exemplo:

// Este é um exemplo de comentário utilizando este modelo de comentários.
// Tudo que está entre depois das barras é ignorado pelo compilador.
// Comente quantas linhas quiser, lembrando apenas de colocar as barras.

Linha 05: int main ()

Informa ao compilador a chamada de uma função, neste caso da função main, do inglês main = principal. Todo programa em C deve conter a função principal main que é delimitada pelas chaves {}, ou seja, inicia-se com a chave "{" e finaliza com a chave "}". Tudo que estuver entre as chaves são instruções que serão executadas sequencialmente após a chamada da função.
Apalava int indica que o retorno da função é um número inteiro, mas, pode-se ter outros tipos de retorno de uma função, por exemplo, char, void, float etc.

Linha 08: printf ("Primeiro Programa!\n");

Imprime na tela a string (cadeia de caracteres) que está entre as aspas: "Primeiro Programa\n". O "\n" não é impresso pois é um código de barra invertida que tem como função fazer o cursor pular uma linha.

Linha 09: return(0);

Indica o número inteiro que será retornado pela função, neste caso, zero.

Thiago F.


Nenhum comentário:

Postar um comentário